Raças de cães - Grupo 1 (Parte I)

Como disse em um post anterior, um dia de cada semana vou mostrar pra vocês algumas raças de cães e gatos. Hoje vou começar pelos cães!
Nas postagens vou trazer algumas informações sobre cada um deles, ok?!

Então vamos lá!!!

Grupo 1 (Parte I) - Cães pastores e boiadeiros, exceto suíssos
Como esse grupo é gandinho, vou dividi-lo em algumas partes!

  • Australian Cattle Dog


É um cão para trabalho com gado (pastoreiro), sendo largamente utilizado nas fazendas dos EUA, Austrália e Canadá. A pelagem é lisa, e as cores são o azul (mosqueado ou salpicado com marcas), ou o ruivo salpicado. A altura dos machos da raça australian cattle dog fica entre 46 e 51 cm, medidos sempre a altura da cernelha. As fêmeas medem de 46 a 48 cm.
  
 
 FICHA
Raça

Australian Cattle Dog
País de origem Austrália
Nome orginal Australian Cattle Dog
Grupo 1 Cães Pastores e Boiadeiros
Utilização Pastoreio
Porte Médio
Necessidade de exercício diário Alta
Temperamento Inteligente, Obediente, Corajoso
Adestrabilidade Muito Alta

  • Australian Shepherd

    Acredita-se que esta raça é originária da região dos pirineus, localizada entre a França e a Espanha. O tamanho ideal para os exemplares da raça australian shepherd fica entre 51 cm e 58 cm para os machos, e entre 46 cm e 53 cm para as fêmeas. 


      FICHA
    Raça

    Australian Shepherd
    País de origem Estados Unidos da América
    Nome orginal Australian Shepherd
    Grupo 1 Cães Pastores e Boiadeiros
    Utilização Cão de Pastoreio
    Porte Médio
    Necessidade de exercício diário Alta
    Temperamento Animado, Inteligente, Protetor
    Adestrabilidade Alta

    •  Bearded Collie
    Carinhosamente chamados de “beardies” e conhecidos também como Collies Barbudos, os Bearded Collies existem no Reino Unido há pelo menos três séculos, e acredita-se seja uma das raças britânicas mais antigas. Essa raça tem constituição robusta, mas não pesada. Tem olhos grandes, de expressão doce e afetuosa.  É um cão ativo, inteligente e resistente. Muito companheiro, paciente com crianças, brincalhão e aprende com facilidade. Como foi desenvolvido para ser um cachorro de trabalho, é muito ativo e precisa de espaço para gastar energia. Gosta de correr e de se exercitar ao ar livre, portanto, não é um cão para estar confinado em um apartamento.
    A pelagem é longa, áspera, não lanosa, com presença de um sub pelo macio e cerrado. As cores são o cinza ardósia, o fulvo avermelhado, o preto, o azul, e todas as variações de cinza, marrom e areia, com ou sem as típicas marcas brancas do collie. A altura da raça fica entre 53 e 56 cm para os machos, e entre 51 e 53 cm para as fêmeas.
    • Border Collie


    É conhecido como um dos cachorros mais inteligentes, entre todas as raças de cães. É um cão espirituoso, que adora o trabalho, e está sempre pronto para uma boa brincadeira.A altura de um border collie adulto é de 53 cm. medidos sempre a altura da cernelha. Os exemplares fêmeas da raça são um pouco menores.


    FICHA
    Raça

    Border Collie
    País de origem Grã-Bretanha
    Nome orginal Border Collie
    Grupo 1 Cães Pastores e Boiadeiros
    Utilização Pastoreio
    Porte Médio
    Necessidade de exercício diário Alta
    Temperamento Inteligente, Equilibrado, Sociável
    Adestrabilidade Muito Alta

    •   Bouvier de Flandres
    É um legítimo boiadeiro, de aparência rústica e forte. Muito musculoso e ágil, o Bouvier de flandres é um cão de muitas habilidades. Seu pelo áspero e denso, e a sua resistêcia e força fazem do bouvier um cão apto a executar os mais difíceis e duros trabalhos. 
    É uma raça muito leal, que defende seu dono e sua família. Sua agilidade impressiona, e o temperamento tranquilo aliado a grande inteligência tornam o bouvier de flandres um cão de fácil adestramento.
    A tamanho de um exemplar adulto deve estar entre os 62 e os 68 cm, no caso dos machos. Já as fêmeas devem estar entre os 59 e os 65 cm. O peso  deve ficar entre os 30 e 40 kg, em média.
    • Briard
    De origem francesa, o briard (pastor de brie) é uma raça antiga. O Briard é um cão rústico, elástico, musculoso, de andadura vivaz. A cabeça é longa, os olhos são grandes, não amendoados, escuros, de expressão inteligente e tranquila. Tem cauda íntegra e espessa, com a ponta em forma de gancho.
    A pelagem é longa, flexível, seca (pelo de cabra). Preferencialmente, a cor deve ser escura, podendo apresentar tons grisalhos, no entanto todas as cores uniformes são admitidas, exceto o branco.
    O tamanho ideal para os exemplares machos varia entre 62 cm e 68 cm, enquanto para as fêmeas, o tamanho ideal fica entre 56 cm e 64 cm.
    • Collie 
    Uma das principais características do collie é a inteligência, que aliada ao seu dote físico, lhe permite desenvolver não só tarefas que lhe são próprias (cão pastor), mas também as de adestramento policial, guarda, caça e obediência. A exuberante pelagem do collie confere harmonia à forma do cão. Na variedade de pelo longo (rough collie), a pelagem é muito densa, longa, tem cobertura áspera e subpelo suave e compacto, quase ocultando a pele. A coloração admitida inclui três tons: marta e branco, tricolor e azul merle. A altura dos  machos varia de 56 cm a 61 cm, as fêmeas medem de 51 cm a 56 cm. O peso pode variar de 18 a 29 kg. 
    • Cuvac Eslovaco
    É um cão de aspecto imponente, tranquilo, seguro e valente. Sua origem é de pastoreio e é um excelente guarda. Ele é originário das montanhas eslovacas e seu temperamento é muito equilibrado, sendo muito fiel e afetuoso com o dono.
    Em seu país de origem é utilizado principalmente para guarda doméstica.
    A altura dos adultos varia entre 60 e 70 cm. nos machos. Para as fêmeas o tamanho pode ficar entre os 55 e 65 cm. Os exemplares machos não devem pesar mais de 45 kg e as fêmeas devem apresentar peso em torno dos 40 kg.

    Fontes: Raças.com; Besfern.com; Viarural.com

     Ainda tem muitos cãozinhos pra mostrar desse primeiro grupo!
    Aguardem os próximos posts! 
    Super beijos e até mais *-*


    9 Recadinhos *-*:

    1. Great post we enjoyed reading about all the different dog breeds. Have a great Saturday.
      Best wishes Molly

      ResponderExcluir
    2. São lindos! Eu adoro essas raças de pastoreio, eles são tão inteligentes que parecem gente! Mas eu acho que se tivesse um desses ia estragar e deixar que ele fosse um dorminhoco e desobediente, tem que ter muita disciplina com eles!
      Beijos
      Laís

      ResponderExcluir
    3. Oiiii,estamos passando para desejar um ótimo domingo..

      lambidonas!

      ResponderExcluir
    4. q legal Ju... amei todos...mais sou meio preguiçosa e como a Lilika ja me da uma canceira um desses então eu não daria conta não...quem sabe quando eu for rica e tiver uma casa com bastante espaço ai da p ter um ...boa semana ! bjs mari

      ResponderExcluir
    5. Belas raças. Meu marido é gateiro desde sempre, mas ele diz que se tivesse que ter um cachorro gostaria muito de um Border Collie.
      beijos

      ResponderExcluir
    6. Ai juh!
      olha para esses caesinhos ai me da vontade de adotar varios aqui para casa sabe!
      eu tenho vontade de ter um chauchau ( sei la como escreve rsrsrs )
      mas aqui ja tem:
      3 yorkshire 1 pincher 2 labradora 1 monte negro 1 mistiça 1 gata e 1 gato....
      e a mistiça criou 3 cachorrinhas rsrsrs

      é uma luta amiga!
      só para dar banho nisso tuuuuuu(...)do é uma dificuldade só!


      beijosss

      ResponderExcluir
    7. Fofos demais! O Cuvac Eslovaco é lindo!

      ResponderExcluir
    8. Tia Ju
      A Vóvis adorou todos mas ela é apaixonada pelo
      Collie
      Boa semaninha para tí e nossos amiguinhos
      Lambeijos e Ronrons de
      Pepi, Xixo, Juja e Jujuba

      ResponderExcluir
    9. Olá.
      Adorei a postagem, adoro cachorro rsrs.
      Post divulgado no Portal Teia.
      Até mais

      ResponderExcluir

    Oiii... obrigado pela visita!!!

    Pode deixar seu recadinho...
    Vamos adorar lê-los!!!

    É muito bom ver você por aqui!

    Beijokas *-*

    ✿ Juh, Mel, Yoshi e Rosinha ✿