Como tudo começou...


Pra começar... (Relato)

Olá!

Resolvi fazer esse blog pra falar um pouco sobre uma doença chamada Cinomose, que é bastante comum em cães, mas pouco conhecida pelos seus donos. A motivação para falar dessa doença foi o fato de minha filhota (Mel) está lutando contra essa doença há quase duas semanas.



Aqui, além de falar sobre essa doença, também vou relatar a evolução de Mel nos tratamentos. Bom, antes de tudo vou contar como começou...

Era mais uma manhã de segunda-feira (16), dessas que você acorda sem coragem de fazer nada afinal, estamos em janeiro e eu (particularmente) de férias! Dia de sol, meio que “abafado” e estaria tudo normal como nas outras segundas, se não fosse o fato de Mel está sentadinha só observando a gente passar de um lado para o outro, acompanhando com os olhinhos e um “ar triste”. Minha mãe estranhou esse comportamento dela, pois Mel, apesar de está ficando velhinha (11 aninhos *-*), é bastante ativa, alegre e adora ficar andando atrás da gente, pra onde vamos lá está ela em nossa cola, às vezes chegamos a “pisá-la” de tão grudadinha que ela fica na gente. Ao pega-la ela estava muito quente e tremia a boca, quando colocamos ela de pé, Mel não conseguia mais se sustentar nas patas trazeiras e como o chão é de piso, as patinhas escorregavam. Pensamos que ela estivesse com alguma infecção, como por exemplo, intestinal (ela é muito comilona! rs). Na tarde do mesmo dia, ela já não estava mais com a firmeza nas patas da frente e também não conseguia sustentar a cabeça, além disso, não queria comer nem beber água e também não tinha urinando desde o dia anterior. Foi aí que a nossa preocupação aumentou e levamos ao veterinário.


Chegando lá, ele a examinou, medicou, porém não diagnosticou a doença, suspeitou de inflamação nos rins, pois além da febre, na palpação na região dos rins ela gemia, estava contraindo bastante a barriga (sentindo dor) e vomitava uma espuma branca.


No mesmo dia, a noite, ela passou a tomar as medicações passadas pelo veterinário. Mel estava toda “molinha”, tendo picos de febre e continuava sem querer se alimentar (tínhamos que dar tudo na boca dela com uma seringa).
Os dias foram passando e a situação não melhorou, pelo contrário, na quinta-feira (19) observamos que ela
estava com uma secreção no nariz e nos olhinhos que até os impedia de abri-los. Continuava apática, sem ter firmeza nas patas (consequentemente sem andar) e só urinava quando a bexiga estava muito cheia, mostrando assim a falta de coordenação (sugerindo problemas neurológicos).


Ligamos para o veterinário e marcamos uma revisão para a segunda-feira (23). Foi nessa nova visita que ele diagnosticou como Cinomose. Ele relatou que de inicio não diagnosticou a doença, pois Mel apresentou os sinais e sintomas ao inverso, sendo que geralmente o animal apresenta a secreção nos olhos e nariz, tem vômitos, febre, falta de coordenação (e outros sintomas) para só depois ficar sem andar completamente.


A partir disso, o veterinário retirou algumas medicações e acrescentou outras. Desde então Melzinha vem se recuperando bem... muito bem! Estou super feliz, pois ela começou a dar seus primeiros passinhos! Não consegue ainda se levantar sozinha, precisa de uma ajudinha nossa. Minha mãe diz que é porque ela está gordinha (apesar da doença, ela não emagreceu! rs), mas aos pouquinhos estamos vendo a melhora dela. Passou a comer direitinho (apesar de as vezes estar meio “enjoadinha” pra comer) e a beber água no pratinho (o que antes era feito com a seringa). Já consegue sustentar a cabeça e ficar sentada apoiando-se com as patas da frente!

Cada passinho dela é uma grande alegria pra mim! E com fé em Deus ela irá vencer essa doença!

Desejo a todos que estão passando por esse mesmo processo, esperança, determinação e muito amor e carinho a esses “pequenos”!!!


Nos próximos posts vou ver se coloco o videozinho que estou fazendo com os primeiros passinhos e a evolução da recuperação da Mel!


1 Recadinhos *-*:

Oiii... obrigado pela visita!!!

Pode deixar seu recadinho...
Vamos adorar lê-los!!!

É muito bom ver você por aqui!

Beijokas *-*

✿ Juh, Mel, Yoshi e Rosinha ✿