Crianças e animais domésticos

Matéria legal que encontrei navegando pela net...


Convivência com animais é saudável para todos
Veterinária diz que animais domésticos trazem inúmeros benefícios para o desenvolvimento da criança

Ou a criança ou o bicho de estimação. Se você acredita que, numa casa, a presença de um exclui a do outro, prepare-se para mudar de ideia. 

Cada vez mais, há estudos comprovando o benefício da convivência entre ambos. Segundo um deles, da Comac (Comissão de Animais de Companhia), ligada ao Sindan (Sindicato Nacional da Indústria de Produtos Para Saúde Animal), os pets contribuem para reforçar o sistema imunológico dos pequenos, evitando, por exemplo, que eles desenvolvam alergias, ao contrário do que se acredita. Sem contar que atuam de forma positiva na socialização, no desenvolvimento afetivo, na construção da estabilidade emocional, entre outros.



Claro que o animal, antes de tudo, precisa estar em boas condições de higiene, saúde (vacinas em dia),  alimentação e ter temperamento tranquilo, o que se consegue com tratamento adequado. “Bicho é igual criança, precisa ser educado”, afirma Ceres Faraco, veterinária parceira da Comac. “Tendo essas condições,  a criança pode conviver com o pet desde o nascimento”, continua. “Essa interação propicia uma série de experiências imunológicas, preparando-a  para  desenvolver capacidades de defesa contra agentes variados.”


Segundo a especialista, “a troca é imediata. O bebê percebe que o bichinho reage a todo tipo de estímulo, demonstrando carinho nos atos positivos e aborrecimento naqueles que o desagradam. Ele consegue compreender mais os animais do que os adultos e aprende muito com eles.”

Mas uma criança, alerta Ceres, não deve jamais ser a responsável por cuidar de um bicho. “Mas ela pode  acompanhar o adulto nessa tarefa, desfrutar dos momentos em que o pet é tratado, ensinado. Isso faz bem e ela tira daí um modelo maravilhoso de amor.” 

Abaixo, a veterinária dá outras dicas  para estimular a boa convivência entre os pets e as crianças. Confira:

Parceria e apoio
Estudos mostram que os pequenos têm os bichos como parceiros e contam com eles para superar crises, como, por exemplo, uma separação dos pais.

Vai chegar um recém-nascido?  
Deixe o gato ou o cachorro entrar no quarto preparado para o bebê antes. Os bichos demarcam território deixando o cheiro  deles  nos locais. Como estranham muito qualquer mudança na casa, se sentirem que o quarto é deles também vão ficar mais tranquilos.

Antes de levar o bebê para casa 
Traga da maternidade uma fralda ou toalhinha com cheiro dele e deixe em contato com o animal. Pode ser na caminha ou debaixo do pote de comida. Ele vai se acostumando e se familiarizando com o cheirinho do bebê.

O bicho tem ciúme
Esses gatinhos sempre uns folgados fofos!!!
Não mude o tratamento com ele, usando de violência ou isolando-o. Aos poucos, vá aproximando a criança dele, deixando chegar mais perto.

Em nenhuma hipótese 
Deixe uma criança sozinha com um animal, mesmo que ele seja manso.  Bichos têm temperamentos diferentes, alguns são mais brincalhões, reativos. Podem assustar e até derrubar o pequeno. Acidentes acontecem por falta de supervisão dos adultos. Fique  de olho.

Fonte: Rede Bom Dia


E que preconceitos sejam quebrados na relação animais x crianças!!!
Os animais só trazem  bons sentimentos, alegria e amor, 
 disso sabemos bem não é meus amores?! 


Aproveitando que estamos falando de convívio de animais e crianças... 

Temos uma super amiga aqui da blogosfera que de vez em quando posta  fotos maravilhosas de família, mostrando seus pecurruchos (que já não estão tão pequenos assim! rs) com seus pets queridos e ela está fazendo aniversário hoje! Alguém sabe quem é?

Se você respondeu Laís do Blog da Pink, você acertou!!!!


Parabéns querida!!! 
Que o Senhor Jesus possa sempre iluminar seus caminhos, trazendo paz ao seu coração!!!
Felicidades e muito amor pra você!!!
Que seu dia seja doce e feliz!!!
Beijos de toda turminha!!!!




11 Recadinhos *-*:

  1. Corretíssimo, para mim toda criança deveria ter um bichinho, mesmo que puxe o rabo, as orelhas, rs, é importante para a interação da criança...

    Parabéns Laís, muitos anos de vida!!!!!

    Beijos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Children definitely benefit from pets and yes they should never be left alone. Have a terrific Tuesday.
    Best wishes Molly

    ResponderExcluir
  3. Que postagem mais terna, Ju
    Tudo que eu amo, crianças e bichinhos
    Um beijo para tí, querida
    Com carinho de
    Verena e Bichinhos

    ResponderExcluir
  4. Essa matéria é mto boaa!!! Mts pessoas deveriam ler essa reportagem! Esses animais fazem um bem danadoo!!!Adoramos!!!
    ___--___

    Ahhh, eu acabe d mandar um bolo de cachorrinho p Lais pelo Face..hehe!!
    Vida loonga á Lais!!
    Beiijooocas!!

    ResponderExcluir
  5. Amiga nunca é demais lembrar o bem que os animais fazem às crianças e não só :)
    Adorei as imagens e já dei um beijinho á nossa amiga Laís.

    beijinho

    ResponderExcluir
  6. Você tá certíssima Juh ,conviver com animais é tudo de bom!e a Lais merece todos os Parabéns do mundo!

    ResponderExcluir
  7. Oi Jú! Conviver com animais é bom em qualquer idade! E o bem que eles fazem em asilos e hospitais! Nem sei o que pensar dessa gente que abandona os animais, são crueis com eles... acho que é gente sem alma! As imagens estão um encanto! Bjks Tetê

    ResponderExcluir
  8. Criança que convive com animais aprende a respeitar melhor as pessoas! É o que eu sempre reparo!

    ResponderExcluir
  9. Olá! O Blog Animal Virtual está com um novo Concurso aberto! E o prêmio é uma linda e quentinha capa de frio, além de ser destaque na capa do Blog por um mês. Inscreva seu animal de estimação, é só até 15/06. A participação é gratuita!
    ...Corre lá
    animalvirtual.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Ju, adorei sua postagem...

    Toda criança deveria ser criada respeitando os animaizinhos, assim não teríamos tanta crueldade contra essas criaturas maravilhosas e que dividem o planeta conosco!!!

    Adorei sua seleção de fotos. Muito gracinhas.

    Adoramos a Laís...ela é uma mãe maravilhosa...para os peludos e humanos.

    Amamos a montagem que você fez.Tenho certeza que ela e a Pink também adoraram.

    Querida, tenha uma ótima semana,

    beijinhos,

    Lígia e =^^=
    ╭ ♥ ╯

    ResponderExcluir
  11. Eu não acredito que eu perdi uma homenagem tão lida dessas!!! Fiquei emocionada! Todo o texto é lindo, eu acho super importante proporcionar às crianças esse convívio com os animais, eu mesma tenho gatos desde os 8 anos de idade. Muito obrigada pelo seu carinho! Você é muito especial pra mim!
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir

Oiii... obrigado pela visita!!!

Pode deixar seu recadinho...
Vamos adorar lê-los!!!

É muito bom ver você por aqui!

Beijokas *-*

✿ Juh, Mel, Yoshi e Rosinha ✿