Teste em Animais


Há algum tempo ouvi falar de empresas de cosméticos que realizavam testes em animais na fabricação de seus produtos. Lembro-me na época que fiquei chocada ao pesquisar e ver que tamanha crueldade fazem com os bichinhos! Cheguei até a ver um vídeo que mostrava uma denuncia feita em 2009 pela PETA, ONG norte-americana, contra a indústria de alimentos para pets IAM. Confesso que não tive estômago para terminar de assitir, as cenas eram muito fortes! (Se você tiver com coragem, pode ir ao youtube e colocar Iams/Eukanuba Cruelty)

Esse post saiu um pouco maior do que eu imaginava, porém, vale apena você conferir! E apesar de ser um assunto triste, é preciso que mais e mais pessoas tenham conhecimento sobre... 

Testes em Animais é todo e qualquer experimento com animais cuja  finalidade é a obtenção de um resultado seja de comportamento, medicamento, cosmético ou ação de substâncias químicas em geral. Geralmente os experimentos são realizados sem anestésicos, podendo ou não envolver o ato da vivissecção (dissecação de animais vivos para estudos). Sendo assim, os testes com animais (ou experimentos com animais) são testes realizados com a utilização de animais a fim de produzir conhecimento científico útil aos seres humanos.

Muitas indústrias de cosméticos realizam testes em animais sob alegação de aferir a toxicidade dos produtos e garantir que não tenham efeitos nocivos aos homem. Tais testes incluem procedimentos que podem causar dor, sofrimento e lesões irreversíveis.

Principais testes realizados com animais:

  • Teste de irritação dos olhos: Utilizado para medir a ação nociva de substâncias químicas. Os produtos são aplicados diretamente nos olhos dos animais pelo período de, geralmente, uma semana. Como as feridas não são tratados, levam a cegueira e dor extrema.
  • Teste Draize de irritação dermal: Após imobilizado, o pêlo de animais, geralmente coelhos, são raspados e ali é aplicada substâncias para que sejam estudados seus efeitos.
  • DL 50 (Dose Letal de 50 %): Consiste em estabelecer a dosagem para que uma substância mate 50% dos animais testados em 24 horas. 
  •  Experimentos na área de psicologia: Estudos comportamentais incluem privação social e de sono, proteção materna, utilização de choques para a aprendizagem, indução ao estresse, entre outros.
  • Testes de colisão: Animais são lançados contra parede para que se estude a gravidade de uma colisão.


Alternativas à experimentação animal:

Graças aos avanços da tecnologia moderna e a um crescente número de cientistas empenhados existem alternativas à Experimentação Animal. Estas alternativas, seguras, inovadoras e fiáveis, não salvam apenas as vidas de animais, mas frequentemente também providenciam os dados necessários num curto espaço de tempo e a um custo menor que os tradicionais testes em animais.

Apesar de vários cientistas concluírem que nenhuma alternativa não-animal até hoje desenvolvida pode substituir completamente os testes animais como o teste de Draize, as empresas são capazes de evitar os testes em animais ao confiarem num leque de alternativas não-animais.
  • Bio-Ensaio de Neutral Red: Este tipo de teste recorre ao neutral red, uma solução dissolvida em água, que é adicionada às células humanas normais numa caixa de cultura de tecidos. Uma medição computorizada do nível de absorção da solução pelas células é utilizado para indicar uma toxicidade relativa.
  • Cultura de Células, Tecidos e Órgãos: É, provavelmente, o método mais eficaz no que diz respeito à investigação farmacêutica e médica. Através deste teste já foi possível, entre outras coisas, a descoberta do mecanismo de crescimento dos nervos; o estudo da fisiologia dos nervos e das suas actividades eléctricas; o estabelecimento do número de cromossomas das células humanas e etc. Esta técnica desempenhou também um importante papel no estudo de vírus, causas de cancro e testes de toxicidade.
  • Ensaio de Corrositex: É utilizado para avaliar a potencial corrosividade ou inflamação de certas classes de químicos. Utiliza-se uma barreira de matriz de colagénio como uma forma de pele artificial e um indicador de PH colocado de forma a detectar quanto tempo leva o químico a penetrar nesta barreira.
  • Ensaio de Irritação: Utiliza um sistema de alteração proteíca para ensaiar uma irritação. Modifica a matriz de proteínas causada pelos materiais estranhos que são indicadores potenciais de irritação do olho ou da pele.
  • Ensaio de Passagem Trans-epitelial: Mede o químico induzido numa barreira artificial construída por células humanas para estimar a potencial irritação do olho aos químicos.  
  • EpiDerme: Recorre a pele artificial derivada de células de pele normal cultivadas para um tecido tri-dimensional. Testa a irritação dermatológica, estudos de absorção percutânea e pesquisa dermatológica básica.
  • EpiOcular: Utiliza um tecido artificial fabricado como a EpiDerme, mas que é mais semelhante à cornea ocular, a cobertura mais exterior do olho.
  • Farmacologia Quântica: É uma técnica usada na química baseada em computador, para estudar a estrutura molecular das drogas e dos seus receptores no corpo.
  • Modelos Matemáticos e Computacionais: Estes testes prevêem o grau de irritabilidade de substâncias de teste com base nas estruturas e propriedades físicas e químicas.
  • Teste Epipack: Utiliza folhas de células humanas clonadas para prever a reacção humana a um irritante da pele. 


Clique aqui para ver o nome de algumas empresas que TESTAM em animais (Fornecida pela P.E.T.A. - People ror Ethical Treatment of Animals) 
 
Confira aqui a lista de empresas que NÃO TESTAM em animais - Atualizado em 14/12/12 (Site da PEA - Projeto Esperança Animal)


Fonte: Arca Brasil, Vegetarianismo.com.br, CentroVegetariano, PEA
  
E se puderem, façam como eu a partir de hoje, por favor!  Procurem utilizar produtos de empresas que não utilizam animais para testarem seus produtos. Nossos anjinhos agradecem!

Beijos no coração e até a próxima!!!



Aaah! E se você ainda não está sabendo, está rolando um concurso para eleger o nome do gatinho cinza! É só ir no mural de recados lá em cima do lado direito, e colocar 3 sugestões de nomes!  



8 Recadinhos *-*:

  1. Juliana realmente é muito triste isso. Aquele teste de colisão que você citou é a mais pura ignorância, jogar o animal contra a parede para que seja avaliado a gravidade da colisão? Isso não é mais do que maus-tratos, injustiça e ignorância.. dentre outros testes citados tbm...

    nossa colega Lígia disse que algumas empresas de alimentos caninos fazem testes nos animais, por isso ela recomendou comprar a ração Guabi, que não faz testes...
    vi os sites e não sabia que a colgate e palmolive (produtos que eu uso) fazem testes, nossa, não vou mais comprar...

    sobre o nome do gatinho já dei sugestões..
    ei, ele tá lindo!:)

    Beijos querida!

    ResponderExcluir
  2. We try not to buy anything that involves animal testing unless it is food tasting. Thanks that as always was very interesting. Your research is always informative. Have a terrific Tuesday.
    Best wishes Molly

    ResponderExcluir
  3. Existem sim, infelizmente, mas, graças aDeus, a grande maioria das empresas, principalmente as de grande porte ñ fazem esses tipos de testes.
    A mary kay ñ fa não viu Jú.?
    bjokas1

    ResponderExcluir
  4. Que triste isso
    Ainda bem que os cosméticos que eu uso não estão na lista dos que fazem testes com animais
    Beijinhos mil de
    Verena e Bichinhos

    ResponderExcluir
  5. NOssa amiguinha
    que postagem liiiinda...
    eu também acho um absurdo fazerem teste em qualquer tipo de animal..
    um beijoo amiguinhaa
    saudades de vocês!
    Aparecem la no bloguiinho

    ResponderExcluir
  6. Amiga estou chocada pois uso produtos que fazem parte dessa terrível lista e que vou deixar de usar.
    Lamentavelmente aqui em Portugal não existem as outras marcas boas. Vou pesquisar o que se passa .

    Obrigada pela divulgação.

    beijinho

    ResponderExcluir
  7. Horríveis esses testes!! Eu procuro usar produtos que não fazem testes em animais desde muito tempo. Geralmente empresas de cosméticos nacionais não fazem. Se eu tiver dúvidas, eu mando um e-mail para a empresa, de modo bem imparcial (sem citar se sou contra ou a favor dos testes), assim eles falam com franqueza.

    Adorei o post!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá, Juliana,

    Via a postagem da Verena no blog Xixo, Juja e Jujuba e vim aqui conher o seu cantinho e fiquei encantada com essa postagem...Ah, mais do que nunca as pessoas precisam conhecer o que acontece nesses testes e mudar seu hábitos de consumo...os animais merecem dignidade e respeito!!!

    Parabéns pela postagem.

    beijinhos, Lígia e turminha :))

    ResponderExcluir

Oiii... obrigado pela visita!!!

Pode deixar seu recadinho...
Vamos adorar lê-los!!!

É muito bom ver você por aqui!

Beijokas *-*

✿ Juh, Mel, Yoshi e Rosinha ✿