Raças de Cães - Grupo 1 (Parte III)


 Que tal ver mais algumas raças de cães?!!

Essa será a última parte do Grupo 1  
(Cães pastores e boiadeiros, exceto suíssos)


Pastor de Shetland
Shetland Sheepdog / Sheltie / Mini Collie
 
Os Cães Pastores de Shetland ou "Shelties" como também são chamados, geralmente se assemelham a um Collie em miniatura. Embora sejam frequentemente chamados de "Mini Collie" ou "Collie Miniatura", o Sheltie é de fato uma raça distinta e separada e não foi criado a partir do Collie e sim em paralelo com ele. 
É considerada uma das raças mais inteligentes entre os cães pastores, o pastor de shetland é também um maravilhoso companheiro, meigo, afetuoso, de expressão doce e muito ligado ao dono, mas reservado com estranhos. 

Tem porte pequeno, simétrico, pelagem áspera e longa, ágil, vigoroso e robusto, com características sexuais bem definidas. Os olhos  são amendoados, de inserção oblíqua e cor castanho-escuro, com excessão dos exemplares nas cores azul-merle, que podem ter olhos azuis ou manchados de azul.

Os shelties podem ter pelagem preta, azul-merle, marta (do dourado ao mogno); marcado com branco e/ou castanho em quantidades variadas. A altura ideal é de 37 cm. para os machos, e 35,5 cm para as fêmeas. O peso da raça fica entre os 4 kg e os 7 kg.


Pastor de Tatra
Tatra Shepherd Dog / Polish Tatra


O pastor de Tatra é originário da Polônia e estabeleceu-se também nas regiões centro-européias e na Iugoslávia. 
É um típico cão pastor, com forte instinto de proteção. O pastor de tatra é considerado em seu país de origem, um excelente companheiro. De temperamento calmo, é inteligente e alerta. É um cão fácil de guiar, que trabalha como cão de guarda e de pastoreio. 
Tem pêlo curto e denso na cabeça, focinho, face anterior dos membros e, nos posteriores, dos jarretes para baixo. O pescoço e o tronco são revestidos com um pêlo longo, grosso, reto ou ligeiramente ondulado e áspero ao toque.  A pelagem é branca uniforme (pequenas manchas de cor creme são indesejáveis). Os exemplares machos da raça pastor de tatra devem ter corpo mais curto que as fêmeas e não devem ter menos de 65 cm. O tamanho mínimo para os exemplares fêmeas é de 60 cm.

Puli

Originário Hungria, o Puli é uma raça antiga, entretanto o primeiro padrão oficial foi publicado somente em 1925.
É um animal de tamanho médio que se distingue pela sua forte personalidade, já que, aliada a sua inteligência, lhe confere uma boa dose de vivacidade que aplica na interação com os seus donos. É um animal sensível, que não passa despercebido, dada a sua energia constante e necessidade de comunicação. Aprecia por isso os jogos e as brincadeiras inerentes à relação com o seu dono, nos quais é um participante atento e sensível. Perante estranhos não adota uma postura agressiva, mas é capaz de ladrar, caso se sinta ameaçado. Não é aconselhável deixá-lo sozinho com crianças muito pequenas, a menos que tenham sido habituados desde pequenos a sua companhia. A pelagem do Puli é muito desenvolvida, longa, de textura grossa e com a preseça de um fino sub pelo. Nos filhotes a pelagem é densa, ondulada ou crespa. Mais tarde, formam-se tufos de pêlos que se desenvolvem em cordas fortemente estruturadas.

 A pelagem pode variar em quatro cores:
1) Totalmente preta.
2) Preta com pequenas nuanças em ferrugem ou mechas acinzentadas.
3) Fulva com máscara preta pronunciada (uma mancha branca no peito, não excedendo mais que 3 cm de diâmetro, é permitida; branco entre os dígitos não é considerado falta).
4) Branco-pérola sem nenhuma tonalidade vermelho-ferrugem ou qualquer sombra de louro amarelo. 

O tamanho ideal para os exemplares machos da raça puli varia entre 36 e 42 cm, enquanto para as fêmeas, o tamanho ideal fica entre 38 e 40 cm, sempre medidos na altura da cernelha. O peso médio para a raça puli fica entre os 10 e 15 kg.

Schipperke 

A raça Schipperke foi reconhecida oficialmente ao final do século XIX. De aspecto bastante feroz, o Schipperke era usado como cão de guarda e caçador de ratos nos barcos nas regiões alagadas das terras baixas da Bélgica. O significado da palavra Schipperke em flamengo é "pequeno capitão" ou "barqueiro".
Um excelente pequeno cão de guarda, um excepcional cão de vigia, com muita vitalidade, reservado com estranhos. Ativo e ocupado, ágil, incansável, sempre interessado no que ocorre a sua volta, inclinado a morder se alguém se aproximar dos objetos que lhes são confiados para guarda. Muito gentil com crianças, sempre curioso sobre o que estaria acontecendo por trás das portas ou perseguindo objetos que se movem, revelando sua reação de intenso latido, eriçando sua juba. Um cão inquiridor que caça ratos, toupeiras e outros animais pequenos.
O Schipperke é um cachorro de constituição quadrada. Sua cabeça lembra a de uma raposa. O focinho é afilado, não muito longo. A pelagem é abundante, pouco áspera, com o sub pelo macio e espesso. O pelo  é mais longo no pescoço e curto no corpo. A pelagem é inteiramente preta, podendo apresentar sub pelo preto ou cinza escuro. Os olhos do schipperke são marrom escuros, pequenos, de formato amendoado, de olhar vivo e petulante. O peso do schipperke fica entre 3 e 9 kg.


Welsh Corgi Cardigan
Cardigan Welsh Corgi

 
Reconhecida pelo kenel clube inglês em 1934, o Welsh corgi cardigan é uma das raças inglesas mais antigas. Sua origem, como a de tantas outras raças é incerta. Os primeiros exemplares da raça foram levados pelos celtas a Inglaterra há cerca de 3 mil anos atrás.

Nem tímido e nem agressivo é um cão ativo, alerta, inteligente, confiável, com expressão que se assemelha a de uma raposa. Os olhos tem tamanho médio, claros, de expressão amável, porém vigilante.
 O Welsh corgi cardigan apresenta stop moderado, e orelhas eretas, ligeiramente arredondadas na ponta. Possui uma linda cauda em forma de cauda de raposa, inserida em linha com o corpo e moderadamente comprida. 
Sua pelagem é de tamanho curto ou médio, dura, com bom sub pelo. Qualquer cor com ou sem marcações brancas, mas o branco não pode predominar. A altura ideal para a os exemplares adultos é de 30 cm. O peso fica entre 9 e 11 kg para as fêmeas e entre 10 e 12 kg para os machos.


Welsh Corgi Pembroke
Pembroke Welsh Corgi

É uma raça antiga, levada para a Inglaterra há quase mil anos atrás. Acredita-se então que a raça tenha surgido no século XII, onde prestava auxílio essencial no pastoreio para os proprietários de fazendas.

O Pembroke é hoje em dia um maravilhoso cão de companhia e guarda doméstica. É um cão inteligente, ativo, vigoroso, de membros curtos e constituição forte. Possui temperamento amistoso, jamais tímido ou agressivo.

Os olhos do Welsh corgi pembroke são redondos, de tamanho médio, de cor avelã, sempre em harmonia com a cor da pelagem. As orelhas são portadas eretas, de tamanho médio e ligeiramente arredondadas nas pontas. 
A cauda é naturalmente curta. A pelagem é curta, densa, com sub-pelos, nunca macia ou demasiadamente dura. As cores devem ser uniformes: vermelho, fulvo encarvoado, fulvo, preto e castanho, com ou sem a presença de manchas brancas nos membros.

A altura ideal para os exemplares adultos da raça fica entre os 25 e os 30 cm. O peso fica entre 10 e 11 kg para as fêmeas, e entre 10 e 12 kg para os machos. 



São lindos, não são?!
Quer ver as outras raças deste grupo? Clique aqui em baixo e confira!!! 



Na próxima postagem sobre raças irei falar a dos FELINOS *-*
Depois volto para os cães... vou alternar os posts entre cães e gatos, ok?!

Super beijos e se preparem pra curtir bastante esse fim de semana que está chegando!
Até mais!!!

 


7 Recadinhos *-*:

  1. Um mais lindo que o outro, nem dá para escolher o mais bonito =)
    Assistindo a um programa de Animal Planet, o ABC Felino, descobri que tem tantas raças de gatos que eu nem imaginava, muito legal, vou gostar de vê-los por aqui =****

    ResponderExcluir
  2. We loved them all but have a little soft spot for the Puli. Great post. Have a terrific Thursday.
    Best wishes Molly

    ResponderExcluir
  3. lindos mesmo Ju!!! e a turma como ta? bijinhos das amiguinhas!

    ResponderExcluir
  4. Oi Juliana!
    Lindos peludos! A maioria não conhecia, fiquei apaixonada!
    Bejinhos com carinho.

    ResponderExcluir
  5. Que grupo maravilhoso, são todos lindos e fofos mas o meu preferido é o Pastor de Tatra porque lembra um labrador. O Schipperke também é lindinho e quadrado!
    Eu quero ver os felinos!!!
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir
  6. Olá.
    Postagem divulgada no Portal Teia
    Seria um prazer ver meu banner aparecendo por aqui.
    Até mais

    ResponderExcluir
  7. O pastor de Tarta se parece muito com um labrador branco, muito bonito!! Agora, não posso deixar de comentar como eu adoro os Corgis! Me encantam profundamente, acho que é por causa do Alvin, os parentes dele pareciam dessa raça!! Até os rabos eram cotoquinhos!! E a carinha do Alvin é bem Welsh Corgi.
    Tem um anime japonês, chamado Cowboy Bebop, que tem um Welsh Corgi, o Ein, era muito inteligente!! Awn, só assisti por causa do Ein!!

    Beijinhos e ronrons!!

    ResponderExcluir

Oiii... obrigado pela visita!!!

Pode deixar seu recadinho...
Vamos adorar lê-los!!!

É muito bom ver você por aqui!

Beijokas *-*

✿ Juh, Mel, Yoshi e Rosinha ✿