No post anterior relatei ter descoberto que minha filhota Mel está com uma doença chamada Cinomose. Pra quem não conhece esta doença, aí vai um resumo de pesquisas que fiz sobre o assunto!
A Cinomose é uma doença altamente contagiosa provocada pelo vírus CDV (Canine Distemper Vírus) ou Vírus da Cinomose Canina (VCC), que atinge animais como cães, furões/ferrets e alguns outros animais silvestres Ela degenera os envoltórios lipídicos que envolvem os axônios dos neurônios, conhecidos como bainha de mielina. Junto com ela, geralmente aparecem infecções causadas por bactérias.
A transmissão ocorre, em geral, através do contato com secreções do nariz e boca do animal. Isso pode se dar através de um espirro do animal doente, espalhando a secreção ao redor e contaminando os cães que estejam por perto. É muito importante que se diga, que o vírus da Cinomose tem pouca resistência em nível ambiental, ou seja, fora do organismo do seu hospedeiro, o que facilita o controle ambiental da disseminação da doença, diferentemente do que ocorre com a parvovirose, por exemplo.
Sendo assim, a cinomose é considerada a maior ameaça à saúde dos cachorros depois da raiva. Apesar de ser uma doença grave, nem todos os animais infectados morrem. Estima-se que a taxa de mortalidade varie
de 25 a 75% entre os animais doentes. Assim sendo, a resposta do animal à doença parece ser um fator muito importante na sua recuperação.
de 25 a 75% entre os animais doentes. Assim sendo, a resposta do animal à doença parece ser um fator muito importante na sua recuperação.
Porém, apesar desse prognóstico ruim, um cachorro com cinomose precisa receber tratamento médico o mais rápido possível, pois quanto mais cedo o veterinário puder medicá-lo, melhores as chances de sobrevivência.
Principais sinais
Orientações gerais durante o tratamento
- Falta de coordenação
- Febre
- Apatia,
- Falta de apetite
- Vômito e diarreia
- Secreção nos olhos e nariz
Orientações gerais durante o tratamento
De que seu cachorro vai precisar:
- Orientação de médico veterinário
- Água
- Dieta leve
- Medicamentos
- Muito carinho e atenção de você
Vale lembrar que o tratamento da Cinomose é sintomático, ou seja, procura diminuir a intensidade dos sintomas decorrentes da doença, enquanto o organismo do animal tenta se recuperar. Tratar dos sintomas é fundamental para diminuir o sofrimento do seu cachorro ou mesmo permitir que ele tenha forças para se recuperar. Mesmo depois de curados muitos cães podem manifestar sintomas neurológicos por toda a vida.
A prevenção é a melhor arma contra este mal em cachorros. Infelizmente, no Brasil apenas 1 em cada 5 cães é vacinado contra a cinomose anualmente. Porém, programas de vacinação em massa podem reduzir drasticamente a incidência dessa doença.
- Os filhotes de cachorros já podem ser vacinados a partir de 6 semanas de vida, mas essa indicação deve ser feita pelo médico veterinário;
- Cachorros doentes, subnutridos ou parasitados devem ser tratados antes de receber a vacina;
- Os cachorros devem ser revacinados uma vez ao ano contra a cinomose;
- Consulte sempre seu veterinário. Ele é a melhor pessoa para determinar o programa de vacinação ideal para seu animal de estimação.
Olá Juliana e amiguinha Mel...
ResponderExcluirObrigada pela visita e por seguir meu bloguinho. Estou seguindo o seu também, achei uma graça.
Volta sempre que puder. Será muito bem vinda sempre também.
Ótima semana e fica com o Papai do Cèu.
Aus 1000 e Beijos 1000 com amor de minha mamais (que me ajuda a fazer este bloguinho colorido e para alegrar a todos e contar minhas estripulias... rsrsrs)...
KIPPY
oiiie... mel e Ju
ResponderExcluiramei seu bloguinho... E estou muito feliz com a vitoria da mel, e estamos sempre aqui acompanhando todas as bençãos de nossa querida amiga melzinha Rsrs..Adoro ver a carinha de vocês visitando meu bloguinha AUS AUS...
e estamos aqui sempre,e qualque duvida e só me perguntar que estarei sempre aqui para o que der e vier...
beijo amiguinha mel e olha desejo sua melhora para que podes contar sua vitoria aqui em? moça linda... RSrs
Melzinha,força que você vai vencer mais uma batalha..
um beijao e gostarioa de saber JU se você tem msn? para agente conversar melhor um grande bj
AUS AUS
Amigas Ju e Mel...
ResponderExcluirÉ um prazer mesmo ter voces em meu bloguinho.
AMO BATER PAPINHO NO BLOG, e saber das novidades de meus amiguinhos e contar as minhas. É bom né??? Rsrsrs.
Ah... queria te falar que voce fez amizade com minha grande amiga a Fadinha (do Postcão), ela é muuitooooo fofa e querida. E está comemorando 1000 visualizações no blog dela e está super feliz, aí ela fez uma entrevista comigo e AMA que comentem no bloguinho dela.
Se der, vai lá e vê minha entrevista e deixa recadinho pra ela, ela tá SUPER FELIZ!
Ela vai amar sua visita e comentários.
Valeu amiguinha e não vamos esquecer nem voce e nem a Mel fofinha.
Aus 1000 e Beijos 1000 de minha mamis...
KIPPY & LILLY
PS: http://postcao.blogspot.com/
Este é o link da Fadinha, mas voce tem.
Ela vai AMAR os comentários. Estou torcendo para que os amiguinhos apareçam para dar os parabéns e comentarem ela vai ficar muuuitooo feliz!
GARANTO!! E ela merece.
Mais beijokas e Auszokas...